segunda-feira, 9 de julho de 2018

MORRO DA FORCA


MORRO DA FORCA
Na vetusta, simpática e charmosa cidade São João del-Rei onde moro, tem um bairro chamado Morro da Forca ou Bonfim. O que é pior, seguindo o Morro da Forca o bairro passa a chamar-se Arraial das Cabeças. Tétrico!
Mas isso é assunto para o nosso historiador Antônio Ávila.
Incoerências à parte são bairros singelos que hospedam pessoas e bares da melhor qualidade.
Há de se exaltar a Barbearia do Lalado que funciona também, como terapia para os frequentadores e clientes, pois Lalado de humor refinado é um grande contador de “causos” acompanhados de encenação perfeita.
Dependendo da inspiração do dia um corte de cabelo demora mais de meia hora. Com paciência e cuidado espera o freguês para de rir para não cometer nenhum acidente, deixando o infeliz sem cabeça.
O cômodo onde funciona a barbearia é diminuto. Cabe apenas a cadeira profissional, o espelho tradicional, uma mezinha de canto e três cadeiras de espera. Se chegar mais um espera do lado de fora. Sim, também um sanitário apertado que não se entra de uma só vez. Primeiro abre-se toda a porta, entra-se e aí sim, dá para fechar.
Lê-se na porta do sanitário: SOMENTE Nº 1.
Certo dia, com a lotação completa e mais alguns que fazem uso da boa pinga que o Lalado mantém escondida no cantinho mais fresco da barbearia, chegou um freguês humilde e talvez analfabeto, pediu permissão para usar o sanitário e não atentou para a placa.
Lalado que não faz distinção entre pessoas franqueou-lhe o espaço.
O cidadão extrapolou o tempo normal para se esvaziar a bexiga.
Os circunstantes passaram a se entreolhar desconfiados.
Eis que, de repente, a porta se abriu e o homem saiu pálido abotoando a correia da calça. Agradeceu e sumiu.
Deixou atrás de si só o bafo. Um odor putrefato que empesteou o salão.
O salão ficou vazio.
Os que estavam dentro se espremeram na porta tentando sair de uma só vez, inclusive aquele que estava sentado cortando o cabelo com o guarda pó enrolado no pescoço.
Lalado revoltado:
- Esse excomungado comeu urubu sem tempero!

09/07/2018
Pedro Parente

Nenhum comentário: