domingo, 4 de abril de 2021

VENTOS DO SUL

 

VENTOS DO SUL

Ventos do sul com temperaturas baixas anunciam mudança de estação.

Chegou o outono!

Mudanças de hábito aqui em nossa pequena cidade na região sudeste do Brasil.

Retiram-se dos armários casacos e blusas de mangas; cachecóis e mantas postos ao sol para espantar ácaros e mofo; as roupas leves guardadas ficarão ali à espera do próximo verão.

O menu muda.

As comidas vão sendo substituídas por alimentos mais pesados, caldos suculentos bem quentes.

Dou preferência a um belo “caldo verde” com batata, linguiça, couve e bastante azeite do bom. Especiaria da culinária portuguesa.

Fico observando os passarinhos se aninharem mais cedo em silêncio coladinhos uns aos outros. O aconchego deles leva meu olhar espontâneo à minha cama que me estende os braços macios com sua mantinha estendida.

Minhas cachorras já vão se acercando de suas cobertas bem próximas ao fogão à lenha que ferve sua chaleira com o guarda-mancebo preparado com o saco tradicional e pó de café a fim de passar um estimulante “fresquinho”.

Nesse clima de muita paz e uma boa prosa, esperamos o sono chegar e não demora mais do que meia hora, nos enfiamos sob as cobertas e dormimos o sono dos justos.

Faço minhas orações a Deus e meus Orixás e descaso tranquilo

Boa noite!

04/04/1921

Pedro Parente.

Nenhum comentário: