domingo, 23 de setembro de 2018

PRIMAVERA


PRIMAVERA
Hoje acordei envolto no perfume do meu manacá florido, lembrei-me da chegada da primavera.
Abri a janela para saudá-la!
Recebeu-me com seu sorriso natural e o hálito inebriado de perfume.
De roupa nova.
O arvoredo com folhagem nova e viçosa.
A passarada alvoroçada e alegre parece que se cumprimenta ao passar rasantes uns pelos outros.
Ao fundo a Serra São José começando a se recuperar de pequenos incêndios combatidos com presteza pelos responsáveis.
Felizmente este ano não houve a calamidade de outros anos.
Nesse cenário, entorpecido e levitando, o pensamento foge ao meu domínio e se solta pelo espaço trazendo consigo tempos passados quando a primavera ainda habitava meu coração romântico, vivendo os melhores momentos da minha vida de jovem destemido sem perceber que o tempo inexorável não para.
À chegada da primavera trocava as calças grossas, paletós e cachecóis por sandália e bermuda.
Finalmente podia voltar a frequentar a praia.
Tomar sol, jogar vôlei, suar bastante, beber um mate gelado, entrar no mar com seu cheiro de saúde e correr ao bar para arrematar com vários chopes na Clippers, a melhor serpentina do Leblon.
Sanduiche de pernil era a especialidade dos simpáticos portugueses que nos tratavam como filhos. Eram tão amigos que até trocavam cheques para a turma mais confiável.
À volta para casa, já com as lâmpadas dos postes acesas, era lenta, pois cada barzinho no caminho, uma meia trava para mais um gole.
Em casa um bom banho e cama.
Que delícia.
Ainda bem que tenho boas lembranças como companhias, disputam lugar na minha mente cansada ocupada de pensamentos tristes que caminham de mãos dadas com a solidão dos velhos.
Minha bela primavera me desculpe!
23/09/2018
Pedro Parente

Nenhum comentário: