quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MIQUIMBIRA


MIQUIMBIRA
Naqueles tempos quando o Leblon no Rio de Janeiro ainda era uma aldeia, nos conhecíamos pelo nome, e, principalmente o apelido. Tudo muito pessoal e afetivo. Nada de CPF.
Era o final dos “Anos Dourados” quando se exaltava o amor. As pessoas dançavam abraçadas, quando mais comprometidas, de rosto colado. Namoro, só mãos dadas, uns beijinhos e quando muito uns “amassos”.
Na esquina da Rua Carlos Gois com Ataulfo de Paiva e está lá até hoje, o bar Cliper que era considerado possuidor  da melhor serpentina para tirar o chope na medida certa de temperatura e colarinho. Era comandado por laboriosos e amigos lusitanos.
Ali era o ponto de encontro da rapaziada. Todos jovens, bronzeados e felizes. Havia um em especial mais bronzeado que outros. Era negro, sestroso sempre mostrando a dentadura perfeita com dentes alvos invejáveis. Baixinho, voz estridente, mas era a simpatia personificada. Não nos deixava tristes em nenhum momento. Sempre contando piadinhas e tirando sarro com a cara da moçada.
Numa tarde de domingo, as famílias tinham o hábito de pegar seus carros Sinca, Gordini, DKW ou Fusca e iam passear na Avenida Delfim Moreira à beira mar.
Erick jovem filho de norueguês, olhos azuis, cabelo parafinado escorrido sobre os ombros, herdou do carioca a molecagem saudável. Chamou o Miquimbrira e combinaram de fazer uma cena na calçada da avenida beira mar.
Arrumaram um revólver de espoleta, de brinquedo é claro. Combinaram de fingir uma discussão feroz e no auge o Miquimbira puxaria o revólver e dava um tiro de espoleta no peito do Erick que caia levando a mão no coração já vermelho de ketchup portado entre os dedos num saquinho.
Naturalmente os carros ao ver a cena, já diminuiriam a marcha na expectativa do que aconteceria. Naquela época o povo era solidário.
O combinado era que quando os carros parassem e por ventura alguém viesse em socorro do Erick ele levantaria provando que se tratava de uma brincadeira.
Tudo acertado, todo mundo para a praia. A turma ficou dispersa do outro lado para não dar na pista.
Começa a discussão. Os carros diminuindo a velocidade até parar. O Miquimbira saca do revólver e aperta o gatilho na direção do peito do Erick.
A espoleta estalou. O Erick caiu já com o peito enlameado de ketchup de lado no chão.
O motorista do automóvel mais perto, desceu na hora e pegou o Miquimbira pelo braço. O homem era um bruto. Já deu logo um sopapo no negrinho que se explicou dizendo tratar-se de uma brincadeira.
Só que o Erick de molecagem continuou caído enquanto outros motoristas foram chegando e enchendo o Miquimbira de socos e ponta pés.
Desesperado, Miquimba gritava:
- Gringo, pelo amor de Deus, levanta!
Já não aguentando conter o riso, Erick levantou de repente e saiu correndo na contra mão.
Todos com cara de bobos, aí o Miquimbira cresceu:
- Não falei que era brincadeira?
A turma que a tudo assistira voltou pro bar às gargalhadas para ouvir o Miquimbira xingar o Erick.
18/10/2018
Pedro Parente

Nenhum comentário: