segunda-feira, 29 de julho de 2019

TIÃO MARGARIDA


TIÃO MARGARIDA
Naqueles tempos, quando operava o posto de gasolina da Texaco no centro da cidade, recebi a visita de um representante da Ipiranga trazendo uma proposta para que eu assumisse o Posto deles em frente ao trevo da fábrica de cimento Barroso.
Era um Postinho bem feito em ponto estratégico, mas não vendia nada de combustível. Aceitei o desafio!
Chamei meu amigo Maurilúcio, vulgo Cafezinho, mineirinho esperto apreciador de uma boa prosa e que gosta de fazer pequenos negócios e lhe pedi que administrasse o restaurante do Posto nas seguintes condições: comida boa e barata e servida por mulheres.
A estratégia deu certo. O restaurante virou um sucesso. Quem passava na estrada ficava admirado com a quantidade de caminhões na pista. Não sabiam que eram fregueses da boia e não do óleo Diesel.
Encantados com as garçonetes os motoristas passaram a dar preferência. Houve até casamento.A freguesia para o combustível não aumentou na mesma proporção que a do rango, mas melhorou. É que os caminhões que vinham carregar cimento já vinham abastecidos de suas cidades.
Nesse intercâmbio formou-se ali uma comunidade de amigos. Os que vinham do sul traziam costela de boi, vinho e pinhão. A turma do norte e nordeste, carne de sol e a mineirada linguiça e carne de lata.
Ali no final da tarde, a turma reunia num canto da pista e o churrasco rolava solto.
Numa dessas noites, a turma já calibrada resolveu ir paquerar em Barbacena. Todos sob efeito etílico, incentivaram.
Lembro que no meu carro levei o “Tião Margarida”. Trabalhava como lavador de carros. O serviço mais inóspito do Posto. Era um bom trabalhador, mas tinha o hábito de xingar a quem lhe chamasse pelo apelido. Os desavisados assustavam, porém nós que lidávamos com ele diariamente, fazíamos de propósito só para ouvir seu xingamento.
Naquela noite chegamos a Barbacena e fomos direto para a “muvuca” onde estavam as moças bonitas. Naquela confusão toda, o “Margarida” falou ao pé do meu ouvido:
- Pedão onde é o “nicotério”?
- Uai! Tião queres ver defunto uma hora dessa? Agora que está ficando bom!
- Tô apertadinho pra fazer xixi!
Ai que minha ficha caiu ele quis falar bonito porque o ambiente exigia e mandou NICOTÉRIO que na verdade seria MICTÓRIO. Seu apelido mudou pra “TIÃO MICTÓRIO” com aumento dos palavrões.
Gargalhada geral!
Rumo de casa!
29/07/2019
Pedro Parente

Nenhum comentário: