domingo, 7 de janeiro de 2024

ADEUS MANO

 

ADEUS MANO

 

Nascido em uma prole de cinco, todos do sexo masculino, meu companheiro de infância e juventude era aquele que tinha menos idade, isto é que nasceu mais próximo de mim.

Com apenas dois anos de diferença entre nós, participávamos das mesmas brincadeiras: empinar papagaio, rodar pião, bola de gude, peladas e natação; por fim estreamos na regata de 1958 pelo Clube do Remo em Belém.

Nosso páreo era disputado num barco iole a quatro remos e um timoneiro. Eu ocupava a sota-voga e meu irmão a proa

Lembro-me ainda o nome do nosso barco Tuchaua.

A baia estava revolta e a disputa foi acirrada, felizmente vencemos com galhardia, para euforia da torcida que prestigiava do cais e de navios embandeirados ao som de orquestras dançantes, comes e bebes para sócios endinheirados.

Nas peladas nas areias de Mosqueiro, algumas vezes adversários, pois a escolha era feita na hora no “par ou ímpar”. Ao final um bom banho nas águas mornas da baia e uma longa caminhada até nossa casa na Praia Grande onde mamãe nos esperava sentada a mesa para uma boa refeição.

No Colégio do Carmo onde estudávamos, tinha um galalau que gostava de me bater, até um dia que o mano viu e me defendeu surrando o cara.

Quando voltávamos da Vila, o bairro que era o ponto dos veranistas nas férias, a luz dos postes competiam, as vezes perdiam, com a brasa de cigarro.

Era uma aventura! O medo dos duendes da noite como a tal Matinta Perera e o Anhangá nos punha pra correr tropeçando nos pedregulhos da estradinha sem calçamento.

Vivemos dias muito felizes e não percebíamos que o tempo passava e nós envelhecíamos. Quis o destino que nos separássemos com minha vinda para o sul.

Apesar do pouco contato sabia que ele ali estava. Aquilo me confortava. Quando nos falávamos a emoção era a mesma.

Nascemos trazendo alegria, mas a vida madrasta nos castiga, não sei porque, substituindo as ilusões pelos desenganos.

Hoje meu querido irmão Fernando nos deixou:

Estou muito triste!

07/01/2024

Pedro Parente

 

Nenhum comentário: