segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

ANO NOVO

 

 

 

ANO NOVO

Feriado universal homenagem a Confraternização dos Povos.

Aqui em casa, regozijo-me também com a chegada da chuva. Mansa, prolongada e revigorante.

A natureza agradece. Parece que ouço o sorriso das plantas manifestando o prazer de tão abençoado banho.

No fogão a lenha ao crepitar do fogo, cozinha um feijãozinho incrementado com torresmo, focinho e orelha de porco caipira.

Duas cachorras minhas companheiras fingem descansar tirando uma boa soneca para compensar a noite de horror que passaram com o estampido dos foguetes do réveillon. Uma é caipira, “negra como as asas da graúna” a outra é meio-sangue, por isso mesmo, menos inteligente. Qualquer movimento nas panelas, ambas levantam as orelhas imediatamente.

No alto da Serra São José observo há anos uma pequena árvore que insiste em sobreviver as queimadas que ocorrem ocasionalmente, muitas vezes por autocombustão.

Nesse ambiente, embalado pela chuva, me aprofundo em meus pensamentos e sinto meus fantasmas levitarem ao meu redor.

Aproveito a deixa e no meu copinho tradicional coloco uma dose da pura cachaça da nossa região. Pequenas doses, repetidas vezes.

Hora do almoço. Feijão, angu, verdurinha e carne cozida.

Uma boa sesta na rede que trouxe de Belém e esperar a entrada do próximo ano de 2025.

Também, não sou de ferro!

1º/01/2024

Pedro Parente

 

 

Nenhum comentário: