segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

SARAU EM IPANEMA

 SARAU EM IPANEMA


Quando morava no Rio, frequentava um bar e restaurante de nome Garden. Seu proprietário italiano de Trieste, permitia que minha despesa ficasse no “prego”, isto é fiado, caso contrário com o salário que ganhava, não poderia passar nem na porta.

Aquele lugar servia de ponto de encontro de jornalistas renomados, intelectuais e lógico muitos boêmios. O atendimento muito bom, tanto na parte de restaurante quanto na bebida, A serpentina do chope uma beleza sempre super gelado Depois de algum tempo os garçons eram todos nossos amigos e dividiam com a gente seus problemas reciprocamente.

Lá conheci um grande cara. Voz muito bonita e exímio tocador de violão. Bom paraibano que atendia pelo apelido de Tatô. Nos tornamos “corda e caçamba”, como dizia minha sogra: “amizade de trançar prato”.

Era costume, nas noites de sexta feira os mais abonados de dinheiro, receberem em suas residências, tocadores do quilate do Tatô. O cachê para retribuir os menestréis era acepipes de fino gosto e bebida de primeira qualidade para todos os gostos.

Certa noite, Tatô me chamou para acompanha-lo à residência de um casal morador ali próximo no Jardim de Alah. Por pura amizade e para descansar sua voz se o sarau entrasse pela madrugada.

Pois bem, chegamos lá, Um amplo e muito bem decorado apartamento. O homem era um gringo endinheirado. Achamos que íamos tirar a barriga da miséria e tudo que consumíssemos ali, seria menos uma conta pra pendurar no Garden.

Olhamos em volta e sobre uma mesa redonda no canto da sala, uma garrafa de pinga de chapinha e uns pratinhos com azeitonas.

Nos entreolhamos, cantamos umas poucas melodias, pedimos desculpas que tínhamos outro compromisso. Mais que depressa batemos em retirada.

No elevador Tatô com seu sotaque de bom nordestino saiu com esta pérola:

- “Pedinho” se esse homem colocar um dente de ouro na boca vai dormir num cofre!

Às gargalhadas fomos para o Garden aumentar o faturamento do italiano.

08/01/2024

Pedro Parente



Nenhum comentário: