sábado, 20 de junho de 2020

AMIGO ALBERTO






AMIGO ALBERTO 

Hoje abraçado às minhas duas companheiras cachaça e solidão, resolvi voltar há tempos passados. Pus pra tocar músicas de outrora com Roberto Silva, Nelson Gonçalves, Altemar e outros fantásticos da velha guarda. Não pude deixar de lembrar um grande amigo seresteiro exímio tocador de violão que se chamava Alberto, ou chama-se, pois infelizmente perdi o contato com ele há muitos anos. Gostaria de abraça-lo novamente e brindá-lo com um lá menor e ouvi-lo dedilhar seu pinho com a maestria de sempre. Quando me acompanhava nas minhas cantorias boêmias, me entusiasmava fazendo eu cantar com o coração, tal era a maneira que me agradava enaltecendo minha voz. Ele, por sua vez, ficava emocionado e esmerava-se nos acordes. Grande tocador de violão! Éramos companheiros de serviço. Faturistas no Mercado São Sebastião na Av Brasil – RJ. Pegávamos às 7h e parávamos às 16h. Uma noite, ao sairmos duma comemoração de final de ano oferecida pela empresa, fomos parar no Bar das Pombas lá na Muda – Tijuca. Barzinho bacaninha e aconchegante com uma cascata dentro do bar. Não tinha ninguém nas mesas. Somente um negro de terno branco com violão à mão conversava com o balconista iluminado por uma luz difusa às suas costas. Já estávamos calibrados! Embalado pelo som da cascata e os acordes do Alberto, abri a voz! O negro, que mais parecia uma estátua de ébano, aproximou-se humildemente e pediu para participar com seu violão em dupla com o Alberto. Boêmio é um tipo diferente. Todos são solidários. Com grande alegria o receemos com carinho. Fez uma dupla com o Alberto inesquecível. Quando o acompanhamento é bom as músicas vão surgindo em borbotões. A noite avançando não tínhamos a menor intenção de parar, porém teríamos que pegar o último lotação da noite e no dia seguinte estar às 7h no serviço. Ao despedirmos quis encontrar novamente com aquela figura sensacional e na conversa perguntei seu nome e como encontrá-lo. Para surpresa minha passamos a noite na companhia de Synval Silva que acompanhou e compôs várias músicas para Carmem Miranda. Minhas pernas tremeram! 20/06/2020 Pedro Parente

Nenhum comentário: