quinta-feira, 29 de junho de 2023

GLADIADORES

 GLADIADORES

Ariano Suassuna, intelectual e entre outros méritos, poeta, teatrólogo; autêntico sertanejo paraibano, autor da peça teatral “O Auto da Compadecida”, dizia que as personalidades que mais admirava eram a do doido e do mentiroso.

Temos alguma afinidade, pois gosto muito de ouvir histórias contadas por estes personagens. 

Foi assim que certo dia, a sombra de uma mangueira frondosa encontrei com um velho amigo e pegamos a prosear. 

Contou-me que havia aqui na simpática cidade de S. João del-Rei dois homens de musculatura possante de impor respeito a qualquer mortal, com um porém, eram desafetos, inimigos figadais. Não podiam se encontrar que era desavença na certa!

Numa manhã ensolarada de domingo a cidade amanheceu em festa, pois em cerimônia oficial o Prefeito da cidade iria inaugurar a pavimentação com bloquetes de concreto, a avenida principal. A “Furiosa” apelido da banda de música municipal, bandeirolas e som ambiente através de cornetas dependuradas nos postes de iluminação pública davam um ar festivo e alegre aquela efeméride.

O narrador do “causo” foi se empolgando com minha atenção que a veia do pescoço dele dilatou e as maçãs do rosto enrubesceram.

Aí aconteceu o inesperado encontro dos dois desafetos. A discussão foi aos berros, pareciam dois touros enfurecidos a disputar o comando da manada.

Um deles deu um soco de cima pra baixo no adversário com tanta violência que ao errar o alvo, socou um dos bloquetes tirando-o fora do lugar.

Fiz cara de espanto que provocou a alegria no semblante do “contador de causo” que não sei como classifico? 

MENTIROSO ou DOIDO. 

29/06/2023

Parente Pedro





Nenhum comentário: