quinta-feira, 17 de setembro de 2020

LANDAU 79

  




LANDAU 79

Por volta de 1983 comprei um Ford Landau 79 vindo de São Paulo.

Quando aqui chegou, percebi que o motor estava comprometido. Levei-o a oficina de amigos meus e o diagnóstico não foi animador.

Tive que retificar e refazer o motor V8 canadense. Não foi barato. Só de tuchos hidráulicos foram 16 importados do Canadá.

Concluído o serviço no motor, meu amigo Espanhol garantiu-me que poderia ir a qualquer lugar que desejasse sem problemas.

Peguei minhas “tralhas” e fui testar aquela preciosidade na estrada rumo a Belém do Pará. 

Dessa vez fiz um trajeto diferente, preterindo a estrada 040 Rio x Brasília. Saí por Lavras até Araguari. Ali trocaria de rodovia e iria direto para Anápolis via Catalão.

Cheguei em Araguari num sábado por volta de meio dia.

Eis que, de repente, um barulho forte de alguma coisa batendo dentro do motor. 

Voltei imediatamente e parei num posto de gasolina. Perguntei onde encontraria um mecânico. Me informaram a casa de um rapaz, pois sua oficina já estava fechada.

Fui até lá. O parecer do mecânico me desanimou de vez. O motor estava perdendo compressão. 

Grave!

Quem não tem sorte não vai a lugar nenhum. 

No momento em que o rapaz dava seu parecer, saiu de sua casa um senhor que ouvira o diagnóstico do filho. Olhou para mim e disse:

- O senhor tem sorte. Aposentei-me na Ford onde nos últimos anos      só mexi com este motor. Não tem nada ruim, foi o “prisioneiro” que soltou! (Prisioneiro é uma porca de metal). 

Pediu ao filho uma chave e trocou a porca. Aí o carro funcionou normalmente e pude seguir viagem. 

Meu desejo era carregar aquele homem no colo e leva-lo comigo.

Como dizia o poeta em sua canção: “Quem anda com Deus não tem medo de assombração” (Luís Vieira).

Pude chegar a casa de meus pais sem transtorno.

Bela viagem!

17/09/20

Pedro Parente


Nenhum comentário: