ALIANÇA PARA O PROGRESSO
“O que foi a aliança para o Progresso? A “Aliança para o Progresso” foi um instrumento criado pelo Presidente John Kennedy com o intuito de conter o avanço do comunismo. Era um programa cooperativo destinado a acelerar o desenvolvimento econômico e social da América Latina, enquanto visava frear a possibilidade de insurreições socialistas, ...” (Wikipédia)
Criado na época da “Guerra Fria” pelos achacadores do hemisfério Norte.
Lembro-me, hoje adulto, daquela época de adolescente, quando ao lado de minha mãezinha apreciávamos o movimento nas docas do Ver-o-Peso em Belém do Pará, pois morávamos ali num sobrado de três andares onde ocupávamos o último. O acesso era através de quatro lances de escada toda de madeira, com degraus altos e largos.
Mamãe pintava uma tela em seu cavalete.
Tendo sido formada na Escola de Belas Artes e aproveitando o privilégio do ponto de observação, produziu uma obra de arte que mantenho emoldurada na sala de minha casa.
Observei um movimento diferente e estranho aquele ambiente.
Quatro homens altos, loiros de olhos azuis, portavam uma grande bandeira do Brasil cada um segurando em uma das pontas.
Arrecadavam joias e dinheiro para financiar seu projeto dos larápios.
A população dos países da América do Sul teria que pagar o preço do subdesenvolvimento enviando dinheiro e joias para os famigerados assaltantes internacionais, pois ainda não tínhamos o pre-sal.
Naquele tempo éramos possuídos de um alto sentimento patriótico que hoje é muito raro.
Mamãe portadora desse sentimento, com o coração apertado e os olhos marejados tirou de seu dedo anelar da mão esquerda a joia da mais alta estimação marca do seu casamento com seu nome e data gravados no interior, entregou-me e pediu que depositasse na bandeira empunhada por aquele quarteto maquiavélico.
“BRASIL.
B – bravos R – rapazes A – americanos S – silenciosamente I – irão L – levando” ( Chico Anísio ).
31/03/2022
Pedro Parente
Nenhum comentário:
Postar um comentário