terça-feira, 26 de abril de 2022

CATARINO - O Menino bom de bola.

 CATARINO – 

O menino bom de bola

Das minhas lembranças de uma infância feliz, faz parte a ilha de Mosqueiro onde meus pais tinham uma casa de madeira avarandada de frente para Praia Grande numa antiga colônia de pescadores.

Nossos vizinhos eram moradores remanescentes em sua luta diária vencendo, outras vezes perdendo contra as intempéries da imensa baia de Santo Antônio atrás dos peixes, seu sustento e comércio quando sobrava.

Logo me tornei amigo do filho caçula de uma prole de quatro irmãos.

Quando chegávamos para passar as férias nos comunicávamos através de um grito sonoro que parecia um aboio – Orôloiiiiiii! Tanto que nossos amigos da pelada na praia nos apelidaram com a onomatopeia do grito. 

Amizade inocente de criança, o Catarino era um menino humilde e tímido, porém na hora de formar a pelada na areia da praia era o primeiro a ser escolhido no “par ou ímpar” causando a nós outros uma grande inveja tal sua habilidade com a bola.

Sua destreza o levou a jogar no time principal da ilha ganhando chuteira nova doada pelo clube. Fez muito sucesso, mas sua timidez e o amor a vida modesta da ilha, impediram-no de progredir na vida de jogador de bola.

Pelas imposições que os caminhos da vida nos impõem, vim para o sul e ele ficou lá com chinelo de dedo, calção e a camisa no ombro. 

Perdemos o contato.

Numa de minhas voltas à ilha fui procurá-lo. Encontrei-o exercendo a profissão de mecânico num puxado em frente à sua casa, fazia todo tipo de conserto com as raras ferramentas que possuía.

Com seu sorriso encabulado, deu-me um afetuoso abraço e percebi que sua saúde estava debilitada. Conversamos um pouco para não atrapalhar e nos despedimos.

Foi a última vez. Não o encontrei mais. 

Daquele tempo para cá, já com minha idade provecta, só acumulo perdas e a imagem do “menino bom de bola” permanece indelével no meu coração.

Adeus amigo “Catita”!

25/04/2022

Pedro Parente.


Nenhum comentário: