sexta-feira, 19 de maio de 2023

CAUSO DO IVO

 CAUSO DO IVO

Morávamos num prédio de doze andares no Centro de São João del-Rei, no térreo havia uma cantina italiana, Cantina Calabresa. Seu proprietário era um simpático casal Ítalo e Lina oriundos da cidade de Paola/Cosenza. Trouxeram consigo, além do fino trato no atendimento de seus clientes, a arte da gastronomia daquele lugar. 

Irresistível atender ao chamado do Ítalo para provar seu tira-gosto antes do almoço.

Quantas vezes mudei de rumo! Vinha pelo outro lado da calçada com intenção de subir sem parar para o “antepasto”, porém o Ítalo dominava o movimento da rua com perfeição de quem fora “carabineri” durante a guerra. 

Do outro lado da rua ouvia seu convite com a voz inconfundível de tenor, já com um pedacinho do delicioso pernil fresquinho:

= Pietrino veni qui!

Naquela hora, minha boa intenção desaparecia dando lugar aos sorrisos e abraços dos amigos que ali estavam. Sem delongas pedia “umazinha” guardada debaixo do balcão e continuava a prosa.

O restaurante tornou-se um sucesso e as famílias aos domingos, reuniam-se em torno de uma bela macarronada, canelone e  outras delícias romanas.

Aproveitando a onda de sucesso e atendendo a solicitação da freguesia, passaram a fabricar massa e vende-la no varejo pré-cozida.

Meu grande amigo Ivo Nohra, assíduo confrade. Professor de desenho industrial, mas a arte que mais eu admirava era seu jeito único de contar “causos”. Ninguém ficava sério perto dele.

Contou-me que, certo domingo, sozinho em casa, resolveu fazer uma macarronada a seu modo.

Na Cantina, comprou meio quilo de talharim, massa fresca pré-cozida e levou pra cozinhar, pois morava no décimo segundo andar. 

Desceu de elevador e foi tomar mais uma enquanto a massa cozinhava.

Bateu-lhe a curiosidade e perguntou à Carmelina:

-Quanto tempo leva pra cozinhar a massa?

- Dez minutos!

Ficou decepcionado, pois havia deixado o macarrão cozinhando na panela de pressão!

Esse era o Ivo! Impagável!

Muita saudade!

19/05/2023

Pedro Parente



Nenhum comentário: