quarta-feira, 3 de março de 2021

CASA DE CABOCLO

 CASA DE CABOCLO


Dentre as histórias que ouvi meu amigo Flávio contar tem uma interessante que vou dividir com vocês.

Outrora quando a vida passava lentamente os recursos eram escassos, as pessoas tinham que se virar e fazer uso de sua intuição e criatividade para sobreviver.

Eram tempos românticos onde sobressaiam os cantores com suas vozes poderosas. 

A turma de compositores desconhecidos descia o morro com suas poesias muitas vezes escritas no papel de embrulhar pão e tentava a sorte oferecendo aos cantores de sucesso.

As transações eram feitas na porta da Gravadora Odeon na rua Visconde de Inhaúma, no Café Nice na avenida Rio Branco ou na loja de instrumentos musicais Guitarra de Prata na rua da Carioca.

Uma tarde já próxima ao final de semana, um lusitano aflito procurou e encontrou o Luís Peixoto próximo à Guitarra de Prata e lhe contou que estrearia uma casa de dança sábado na Tijuca e que pagaria por uma música inédita para sua inauguração. 

Luís confirmou lhe que por coincidência tinha a música pronta em sua casa., que não se preocupasse na hora combinada estaria lá. Tudo combinado preço e hora, despediram-se.

Luís correu atrás do Hekel Tavares que também era pianista e compositor e foram filar um piano numa casa que os vendia situada em frente ao Obelisco da Avenida Rio Branco e me parece que se chamava Carlos Weiss, próximo à Espaguetilândia. 

Começaram do zero, pois o Luís não tinha música nenhuma. A inauguração seria no dia seguinte.

No dia e hora marcados chegou o Luís com a música. Aproveitaram o nome da casa de dança e compuseram uma das joias da música popular brasileira CASA DE CABOCLO.


03/03/2021

Pedro Parente.


Nenhum comentário: