sexta-feira, 19 de março de 2021

VER O PESO


 

VER-O-PESO.

O Mercado Ver-o-Peso ou Mercado Municipal Bolonha de Peixe ou Mercado de Ferro ou somente Ver-o-Peso, é um mercado público inaugurado em 1625, pertencente ao Complexo do Ver-o-Peso, situado na cidade ... Wikipédia

No início dos anos 50 o destino quis que fossemos morar na doca do Ver-o-Peso cartão postal de Belém do Pará

É um sobrado de três andares que corresponde em tempos modernos talvez a um prédio de 4 ou cinco andares tal a altura do pé direito, isto é, a distância entre o piso e o teto da casa. Sendo Belém muito quente, debaixo da linha do Equador as casas eram construídas de maneira que fossem ventiladas.

Minha mãezinha já me parecia velhinha, hoje ultrapassei os anos de sua vida em que me presenteou com sua presença. Era uma pessoa inteiramente dedicada às tarefas da casa.

Formou-se em professora e também, na Escola de Belas Artes e com isso tornou-se excelente pintora de telas.

Dela minha herança se compõe a saudade e uma tela que presenciei sua feitura.

Na sala do sobrado a vi rascunhar a vista exposta à nossa frente através da janela do último andar.

Em um cavalete com a tela, palheta, pincel e suas mãos habilidosas ia dando vida e cores à sua obra.

Era comum pedir para eu ir ao Armazém Âncora comprar bisnagas de tinta que ainda lembro da exigência das marcas: verde Águia, azul Le Franc e etc...

Na minha inocência de menino, intrigado, acompanhava ela transportar para a tela uma visão detalhada daquilo que estava à nossa frente, inclusive incluindo meu pai de pé apoiado em um guarda chuvas.

Quando faleceu fui ao seu enterro e num canto da casa encontrei aquela tela enrolada e esquecida.

Trouxe-a comigo. Restaurei-a e coloquei numa moldura que hoje é meu altar onde me penitencio por tê-la deixado e vindo correr mundo.

Parece que ainda sinto o cheiro das tintas e o aroma do talco que usava feito de pau d’Angola sentada na sua tradicional cadeira de palinha.

Obrigado mãezinha!

19/03/2021

Pedro Parente

 

 

 

 

Nenhum comentário: