segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

CANOA A VELA

CANOA A VELA
Final da década de 50 com a energia dos meus dezessete anos, praticava o esporte de remo olímpico no Clube do Remo em Belém do Pará
O esporte exigia que as cinco da manhã os barcos e seus remadores estivessem, literalmente, dentro d’água, assim, imposto pelo horário, todos dormíamos na Sede Náutica.
Ali eram guardados os barcos, que após o uso eram colocados em seus cavaletes, por isso chamávamos de “garagem”.
Um primo de minha mãe, ex-remador, deixou ali guardado uma canoa a vela para ele passear aos domingos na baia de Guajará.
Na monotonia dos dias de semana, quando não tinha parceiro pra jogar sinuca, a cabeça ficava girando procurando uma arte ou uma aventura.
Assim é que chamei meu amigo Batalha, para dar “um bordo” na canoa do primo.
Colocamos a canoa n’agua instalamos a vela, o leme com o respectivo encordoamento e partimos.
Soprava um vento leste no través. Maré de meia enchente, parti no sentido contrário, pois se faltasse vento a correnteza nos traria de volta
A canoa de bom velame corria mansa sobre as pequenas ondas transportando dois marinheiros de primeira viagem. 
Estava me sentindo o machão, quando, de repente o vento mudou a intensidade que refletiu na vela e consequentemente no mastro. Nesse instante, um enorme estalo.
Meu sangue foi para os pés. Achava que ia soçobrar e o medo aumentou quando lembrei que meu amigo não sabia nadar. 
Imaginei que o mastro havia quebrado. 
Rezei para todos os santos!
Cheguei a pedir socorro para outra embarcação que passou por nós que nos respondeu com um aceno pensado que eu estava cumprimentando-os.
Quando a adrenalina baixou, percebi que o mastro estava inteiro. Deduzi que o estalo foi provocado pela acomodação da carlinga – peça onde o mastro se encaixa.
Passado o susto, cambei o bordo e ajudado pelo vento em popa, chegamos rapidamente ao Clube.
Como nada fica escondido, no domingo seguinte o dono da canoa queria saber quem havia mexido no seu barco.
Cara de paisagem e silêncio profundo foi a minha resposta.
Aff...
27/02/2023
Pedro Parente. 

Nenhum comentário: