terça-feira, 22 de maio de 2018

ANDANÇAS


 ANDANÇAS


Nas minhas andanças pela vida, tive vários empregos modestos, pois não tenho formação acadêmica. Parei de estudar quando me apresentaram no colégio uma nova matéria, álgebra. Talvez por dislexia ou burrice mesmo, aquilo não me entrou na cabeça, apesar da insistência.
Num desses empregos em escritório de contabilidade era meu colega de trabalho um cidadão que pelo seu temperamento afável e de humor refinado, tornei-me seu admirador.
O chefe do escritório, um senhor de certa idade era muito austero sem ser ignorante.
Tinha o costume de quando chegava à sua poltrona de trabalho, consultar a temperatura no termômetro dependurado na parede. Em seguida fazia um um breve comentário conosco.
Isso era sagrado!
Certo dia, meu amigo resolveu fazer uma brincadeira com o chefe sem que o mesmo ficasse sabendo.
O homem obedecia um horário britânico. Às 7h adentrava ao escritório.
Chegávamos todos antes dele. Não permitia que fosse diferente.
Meu amigo retirou o termômetro da parede e o colocou dentro do congelador da geladeira que ficava na sala de café anexa.
Ficou de prontidão, ouvido atento aos passos do chefe subindo a escadaria.
Ao pressentir sua chegada, o colega correu, retirou o termômetro da geladeira e dependurou na parede no lugar de sempre.
Ato continuo,obedecendo ao ritual diário, o chefe, levantando a calça pela correia para cobrir a barriga, consultou a temperatura.
- Nossa! Por isso! Nunca senti tanto frio em São João.
A preleção meteorológica naquele dia foi mais longa.
Foi difícil conter o riso.
Momento hilário!
22/05/2018
Pedro Parente

Nenhum comentário: